top of page

Primeiros passos como social media na Fusão Comunicação Visual

Depois de deixar o Tribunal de Justiça de Sergipe, em 2018 comecei a pensar num redirecionamento profissional e iniciei uma especialização em mídias digitais. O curso abriu meus olhos para novas formas de comunicação, ferramentas de trabalho e alternativas de oportunidades profissionais. Assuntos como produção de conteúdo, storytelling e persona da marca me despertaram muito interesse.


Nesse mesmo ano, fui a uma entrevista de seleção na Fusão, empresa de comunicação visual conhecida em Aracaju, com clientes como a rede de supermercados Cencosud, Banese e Unit. Durante a entrevista, que era para uma vaga de designer gráfico, a sócia da empresa acabou me propondo uma oportunidade como social media, já que estava me especializando na área de marketing on-line.



Na época, além dos serviços de comunicação visual, com as fachadas e sinalizações, a Fusão estava apostando alto no setor de gráfica rápida e produtos personalizados, como camisas e canecas, e estava inaugurando sua segunda loja. Então, havia uma grande demanda de divulgação on-line, não só do novo empreendimento, mas também de todos os outros serviços.



Foi como juntar a fome com a vontade de comer, já que eu também estava muito empolgado com as novas possibilidades que a pós-graduação me apresentava. Os sócios da Fusão me deixavam com bastante autonomia para executar as ações on-line, o que acabou também se tornando um bom laboratório para exercitar as técnicas de marketing inbound aprendidas na especialização.



Eu criava os conceitos das campanhas nas redes sociais, planejava o cronograma de publicações, elaborava os criativos gráficos e produzia os textos. Depois era hora de cuidar dos impulsionamentos, gerenciando e monitorando os anúncios. Paralelo a isso, eu também dava conta do atendimento ao cliente, via comentários e mensagens, da produção gráfica e de texto de e-mail marketing e da reformulação do site da empresa. Era um fluxo de trabalho robusto sim, mas encaixava-se muito bem com o momento de redirecionamento profissional que eu buscava.


Campanha de Carnaval (2019): conceito, produção gráfica e redação
Campanha de Carnaval (2019): conceito, produção gráfica e redação
Campanha de Dia dos Namorados (2019): conceito, produção gráfica e redação

No ano seguinte, concluí a pós-graduação com um trabalho sobre a persona de marca do Atacadão dos Presentes, rede de lojas de departamentos de Recife, cujo o perfil no Instagram viralizou na época por conta do humor das postagens e da alta taxa de engajamento. A passagem pela Fusão me ensinou que, muitas vezes, o redirecionamento de carreira pode ser uma oportunidade para descobrir novos talentos e potencialidades, e que a busca por conhecimento e atualização constante é fundamental para se adaptar às mudanças do mercado.


Campanha "Acrílicos": conceito, produção fotográfica/gráfica e redação
Campanha "Acrílicos": conceito, produção fotográfica/gráfica e redação
Campanha "Acrílicos": conceito, produção fotográfica/gráfica e redação

Comments


bottom of page