top of page

O jornalista que se tornou designer gráfico na Astra LGBT

Eu me associei à ONG Astra – Direitos Humanos e Cidadania LGBT em 2002, ao me solidarizar com a iniciativa pioneira de realizar a primeira Parada LGBT de Sergipe. Depois disso, comecei a trabalhar formalmente com a instituição em um projeto social de prevenção financiado pelo exemplar Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, em 2003. Logo me integrei ao corpo diretor como 2º secretário e comecei a cuidar da comunicação da Astra.


Cartazes da campanha "Agora É Lei", pelo uso do nome social de pessoas trans
Folder da campanha "Agora É Lei", pelo uso do nome social de pessoas trans

Em 2006, concluí minha graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, como trabalho de conclusão de curso, construí um website como ferramenta de assessoria de imprensa para a Astra. Foi nessa época também que criei meu primeiro projeto gráfico para um boletim informativo, o jornalzinho da Astra chamado Estrela Guia.


Boletim informativo Estrela Guia (projeto gráfico de 2003)
Boletim informativo Estrela Guia (projeto gráfico de 2003)

Os anos na Astra foram um presente, uma grande oportunidade de aprender e desenvolver habilidades no design gráfico, função que entrou na minha vida de mansinho e foi me fascinando cada vez mais. Foi criando e diagramando panfletos, cartazes, folders, banners que acabei me tornando um jornalista que também é designer gráfico. Na Astra pude trabalhar com liberdade criativa e uma motivação especial, já que tudo ali falava também sobre a minha existência.


Boletim informativo Estrela Guia (projeto gráfico de 2006)
Boletim informativo Estrela Guia (projeto gráfico de 2006)

Minha vivência na Astra também me fez conhecer pessoas fantásticas, muitas delas hoje são minhas melhores amigas. Essa experiência moldou muito da pessoa que sou e disso tenho muito orgulho! E como gratidão, até hoje contribuo com a instituição como membro voluntário.


Folder educativo sobre hepatites virais financiado pela Unesco e Programa Nacional de DST/AIDS
Cartaz do 9º ERONG, evento realizado em 2011 pela Astra com financiamento da ONU e Programa Nacional de DST/AIDS
Cartazes da Parada LGBT de Sergipe em 2015 e 2013
Cartazes da Parada LGBT de Sergipe em 2011 e 2006
Atualizações de logotipo da Astra

bottom of page